sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

BY

Resumo:

- Usado para indicar perto, ao lado.
- Quando ele foi o meio de locomoção.
I came here by car.
I was in the car.
You're on the bus.
You're go by bus.
I came in my car. ( Não se fala I came by my car)




BY

1-      POR (Expressando causa, agente).
Ex: He’s worried by her absence. – Está preocupado com a sua ausência.
Ex: He was hit by a car. – Ele foi atropelado por um carro.
Ex: A book by Stephen King. – Um livro de Stephen King.
Ex: Funded by the government.- Financiado pelo governor.
2-      Expressando métodos, meios.
By car/bus/plane – de carro/ônibus/avião.
By phone/mail – pelo telephone/correio.
To pay by credit card/check – pagar com cartão de crédito/cheque.
To win by cheating – ganhar trapaceando.
3-      Junto a (Perto de, ao lado de )
Ex: Buy the sea – à beira-mar, junto ao mar.
4-      Por (passar perto),
Ex: A car went by the house. – um carro passou pela casa.
5-      Por (via).
Ex: Exit by the door on left. – Saia pela porta do lado esquerdo.
6-      (com tempo)
Be there by nine – esteja lá às nove horas.
By day – de dia
It’s should be ready by now. – já deve estar pronto.
7-      a (expressando quantidade).
Sold by the dozem – vende-se à dúzia.
Prices fell by 20% - os preços baixaram 20%
We charge by the hour – cobramos por hora.
8-      Com (expressando significado)
What do you mean by that? Que quer dizer com isso?
9-      Por ( em divisão, multiplicação).
About sux feet by fifteen – aproximadamente dois metros por cinco.
10-   Segundo ( de acordo com)
By law – segundo a lei
It’s fine by me – por mim tudo bem.
11-   A (expressando processo gradual)
One by one – uma um
Day by day – dia a dia
12-   ( em expressões)
By mistake – por engano
By oneself – sozinho
By profession – por profissão
13-   (passer por)
To go/drive by – pasar
14-   Na voz passive, a pessoa ou coisa que pratica a ação é introduzida por by:?
The tickets were booked by my mother- as entradas foram compradas pela minha mãe.
I was hurt by what he said – Fiquei magoada com o que ele disse
15-   O intrumento empregado para praticar a ação vem precedido por with.
He was killed with knife – Ele foi morto a facada.

*do dicionário


https://www.significados.com.br/by/

By é uma preposição da língua inglesa que em português significa por, perto deao lado. Entretanto, pode adquirir diferentes significados que variam de acordo com a situação.
Algumas das situações mais comuns em que se emprega o termo “by” são com o significado de “por”, “de” ou “a”:
- Indica como algo é feito: sent by post (enviado por correio)
- Indica a pessoa responsável por um trabalho: by Ludvig van Beethoven, by Maurício de Sousa
- Tempo indeterminado: by day (de dia), by night (de noite)
- Meio de transporte: by car (de carro), by boat (de barco)
- Ao lado de, junto a: sit by me (sente-se ao meu lado)
Step by step (passo a passo)
Normalmente é também empregado na voz passiva, por exemplo,"the exercise was made by her" (o exercício foi feito por ela).
Quando a preposição “by”, tal como outras preposições, é adicionada a algum verbo, forma o chamado “phrasal verb” (tem a particularidade de mudar o significado quando acompanhado por preposição). Alguns exemplos desses verbos são “stand by” (em espera), get by (se virar – diante de alguma dificuldade financeira).
Adicionada a outros termos também forma expressões idiomáticas. Exemplo: by the way (por falar nisso, a propósito)





FRASES:

FRASE EM PORTUGUês
FRASE EM INGLÊS
Pegarei isto pronto antes das dez.
I will get this ready by tem o’clock.
Esta máquina funciona por eletricidade.
This machine Works by electricity.
Isto foi feito por minha mãe.
This was done by my mother.
Uma casa ao lado do hospital.
A house by the hospital.
O banco é ao lado do supermercado.
The bank is by the supermarket.
No mais tardar até semana que vem eu vou entregar o meu livro.
By next week I will have handed in my book. (?)
Eles chegaram por navio.
They arrived by ship.
Ela chegou por via aérea.
She arrived by air.
Eu fui para o trabalho de bicicleta elétrica.
I went to work by e-bike.
Eu fui para a igreja a pé.
I went to church on foot.
Ela vai trabalhar de ônibus.
She goes to work by bus. (modo utilizado/meio)
Ela está no ônibus agora.
She is on the bus.
Eu vou trabalhar de taxi.
I go to work by taxi.
Estou no taxi agora.
I am in the taxi now.
Eu vou ao supermecado de carro.
I go to the supermarket by car.
Eu vou ao supermecado a pé.
I go to the supermarket on foot.
Eu estava no carro.
I was in the car.
Ele estava no ônibus quando sua mãe ligou.
He was on the bus when your mother called him.
Eu vim para o trabalho no meu carro.
I came to work in my car.
Eu fui para a escola de bicicleta.
I went to school by bike.
Ela está esperando perto da porta.
She is waiting by the door.
Eu vou de ônibus.
I ride the bus.(?)*
Eu pego o ônibus em frente a minha casa e desço na parada em frente ao restaurante.
I take the bus in front of um house and get off at the bus stop right in front of the restaurant.
Eu caminho pela Main Street.
I walk down Main Street.
Vou para o trabalho a pé, nunca a cavalo.
I go to work on foot, never on horse back.
Como ele vai para a escola? De ônibus.
How does he go to school? By bus


Nenhum comentário:

Postar um comentário